Saltar para o conteúdo

13 de Dezembro de 2013

1

Microsoft pode estar desesperado o suficiente para oferecer Windows Phone e Windows RT gratuitamente

por José Kimuanga

Com o Microsoft sentindo o aperto entre baixo custo dispositivos Android e dominação alta qualidade da Apple, a empresa pode estar pensando medidas desesperadas.

Segundo o The Verge, a Microsoft está considerando a possibilidade de nix taxas de licenciamento para Windows Phone e Windows RT, permitindo que os fabricantes de celulares, tablet e PC para usar os sistemas operacionais de forma gratuita. O relatório não está confirmado, mas, se for verdade, seria uma grande mudança na abordagem para a Microsoft, que faz com que grande parte do seu dinheiro de licenciamento OS.


Nokia responde por 90 por cento dos Windows Phones sendo vendidos. Fazendo a plataforma livre poderia atrair mais desenvolvedores. A empresa iria sacrificar alguns desses lucros para incentivar mais produtos a preços mais baixos, e participação, portanto, mais potencial de mercado em torno dos quais a construir um ecossistema de aplicativos e serviços.

Livrar-se de taxas de licenciamento parece uma jogada arriscada. Se ele iria trabalhar, eo que isso significa para os usuários, depende de alguns fatores principais que ainda não foram determinados.

Considere o que nós já sabemos: Microsoft planeja adquirir dispositivos de negócios da Nokia , que segundo uma estimativa já responde por 90 por cento de todos os Windows Phone 8 aparelhos em todo o mundo . Assumindo que a aquisição se concretizar, a Microsoft seria efetivamente prestando -se para quase todas as taxas de licenciamento do Windows Phone , e ganhar dinheiro no hardware em seu lugar.

Windows RT está em uma situação similar. A maioria dos fabricantes de hardware têm abandonado a plataforma , preferindo criar tablets que executam o Windows 8.1 ou Android . Os redutos isolados são a Microsoft, com seu Surface RT  e de Surface 2 e Nokia como  seu Lumia 2520 . Mais uma vez, os lucros mudar para hardware.
Outros fabricantes de celulares e tablets já estão ficando longe de Windows Phone e Windows RT . Se eles permanecem sujeitos às taxas de licenciamento , terão ainda menos incentivo para usar sistemas operacionais da Microsoft . Nesse sentido , a Microsoft não tem nada a perder , fazendo Windows Phone e Windows RT livre .

” Se você estiver na posição no mercado ( da Microsoft) , onde você está , em muitos casos , nem mesmo considerado nele, você pode querer fazê-lo apenas para tentar mudar as coisas “, disse Michael Cherry, analista da Directions on Microsoft.

Quem dá a ordem?


Para resumir, a Microsoft pode cair taxas de licenciamento para o que poderia um dia se tornar a principal versão do consumidor do Windows, além de abrir mão de receitas do Instituto, dando o software acabar com Windows phones, tablets e híbridos. Para manter a rentabilidade, a Microsoft poderia se concentrar em vender seu próprio hardware e oferecendo serviços em máquinas Windows feitas por outros fornecedores.

Se nada disso vem a ser concretizadas, é a própria encarnação da estratégia de “dispositivos-e-serviços” que a Microsoft tem defendido desde o ano passado. Tudo faz muito sentido.

Há apenas mais uma variável a considerar: Dentro de um ano, a Microsoft terá um novo CEO. Se o sucessor de Steve Ballmer vai adotar um modelo de licenciamento livre, ou sacudir negócios da Microsoft de forma mais dramática, ainda é uma incógnita.

Para voce caro leitor o quê que a Microsoft tem que fazer pra ganhar um bom espaço no mercado deixe sua opinião nos comentários:

 

Fonte: PcWorld

 

1 Comentário Post a comment
  1. Bon bah je vais en parler sur un site internet

    Responder

Comente abaixo para estares mais ligado no assunto

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscrever comentários